Ciência e Evolução
Bem vindo ao mais novo fórum do Colégio Eurípedes Barsanulfo!
O fórum é um ambiente voltado aos alunos, professores, pais e todos aqueles que se propõe a fazer algo construtivo em relação a nossa escola!



Não perca mais tempo faça o cadastro e começe a participar! É bem simples!
Para mais informações basta clicar em FAQ.

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Ser vivo imortal!! Dá pra acreditar?
Ter Abr 27, 2010 6:55 pm por ysa

» Criaturas que não deveriam ser gigantes
Sex Abr 16, 2010 3:35 pm por ysa

» Imagens 3D de animais ainda no útero!
Sex Abr 16, 2010 3:32 pm por ysa

» Trabalho sobre Biotecnologia
Qui Abr 08, 2010 9:47 am por Professor Victor

» Trabalho de Biotecnologia
Qui Abr 08, 2010 9:24 am por Professor Victor

» Os incríveis macacos do nosso planeta!
Seg Jan 11, 2010 3:43 pm por ysa

» Superfície de contato
Sab Out 31, 2009 6:17 am por ysa

» Olha o estrago do álcool
Sab Out 31, 2009 6:08 am por ysa

» De quem será a Lua?
Sex Out 30, 2009 6:01 pm por ysa

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

A cidade do futuro!!

Ir em baixo

A cidade do futuro!!

Mensagem por Professor Victor em Sab Ago 29, 2009 7:18 pm

A cidade do futuro está em construção na Coreia do Sul!

New Songdo é uma utopia para uns, um sonho para outros. Veja neste artigo como o projeto desta cidade é ambicioso.

Imagine que você está em uma casa com sensores de pressão no chão que acionam ajuda automaticamente no caso de uma queda. Ou então, no seu quintal, uma lixeira identifica quando uma garrafa está sendo reciclada e recompensa o dono da residência por isso. Consegue imaginar uma cidade onde uma infinidade de serviços pode ser executada com o celular?

Estes são apenas alguns dos mais básicos atrativos de New Songdo, uma cidade que já está em construção na Coreia do Sul. A inauguração está prevista para o ano de 2015. O planejamento da cidade é liderado por John Kim – ex-projetista-chefe do Yahoo! – e reúne, no mesmo lugar, um pólo econômico, sustentável, tecnológico, confortável e totalmente planejado. Tudo se junta no que promete ser a comunidade mais dinâmica, vibrante e digitalizada de todo o planeta.

O conceito de U-City

New Songdo é uma tentativa de colocar na prática o conceito de Ubiquitous City (U-City), traduzido livremente como cidade ubíqua. Um ambiente ubíquo é aquele onde toda tecnologia de informação está aplicada e todos os sistemas estão interligados. Esta conexão pode ser feita de diferentes maneiras, desde simples redes sem fio até identificação por frequência de rádio.

Em outras palavras, um ambiente ubíquo pode ser usado facilmente, convenientemente e com segurança por qualquer pessoa a qualquer hora e em qualquer lugar. E, é verdade, um ambiente ubíquo também pode ser chamado de onipresente. Casas, hospitais, empresas e outras esferas compartilham dados. Computadores e chips estão presentes em residências, ruas e escritórios.

New Songdo é a cidade ubíqua mais avançada do mundo sendo construída do zero. Não é a primeira cidade ubíqua da Coreia do Sul, no entanto. Dongtan, por exemplo, já oferece diversos serviços interligados de um ambiente. Mas New Songdo é considerada diferente pela aplicação do U-City em toda cidade e pelo aspecto global de negócios, uma vez que a cidade quer atrair companhias do mundo todo para a consolidação de um avançado complexo empresarial.



Localização e habitantes

A área de construção ocupa seis quilômetros quadrados (equivalente a 735 campos de futebol) localizada na costa de Incheon, cidade que fica a 65 quilômetros da capital Seul. A localização não é à toa, muito menos aleatória. Distante 15 minutos do Aeroporto Internacional de Incheon, New Songdo alcança um terço da população mundial em pouco mais de três horas de voo. Mercados regionais como Rússia, China e Japão estão muito próximos, o que faz desta cidade o epicentro comercial asiático.

Na inauguração oficial, New Songdo terá 65 mil habitantes. Candidatos já estão na fila. O primeiro bloco com 2600 apartamentos foi posto à venda em 2006 e a procura foi de oito pessoas para cada apartamento. Outros 1000 apartamentos devem ser colocados à venda ainda este ano, e todos devem ser vendidos mesmo em tempos de crise. Além dos habitantes, 300 mil pessoas trabalharão na região.

Uma vida totalmente high-tech

A tecnologia de computação estará presente em Songdo tanto visível como invisivelmente. A cidade será o exemplo máximo de um estilo de vida totalmente digital, com todos os sistemas de informação de residências, empresas e serviços conectados. Estima-se que todas as casas terão centenas, até milhares de chips por onde diversos dados e informações circularão.

Por exemplo: em uma casa de um morador idoso, o chão terá sensores de pressão capazes de interpretar uma queda. No momento do acidente, a emergência é acionada automaticamente. Mesmo que a vítima esteja inconsciente, o socorro é chamado.

Em outras cidades ubíquas da Coreia, outros exemplos do que pode ser feito são descritos com um pouco mais de clareza. No caso de Dangton, informações sobre a qualidade da água, atmosfera e lixo, por exemplo, podem ser coletadas para análise a fim de determinar as condições sanitárias do ambiente.