Ciência e Evolução
Bem vindo ao mais novo fórum do Colégio Eurípedes Barsanulfo!
O fórum é um ambiente voltado aos alunos, professores, pais e todos aqueles que se propõe a fazer algo construtivo em relação a nossa escola!



Não perca mais tempo faça o cadastro e começe a participar! É bem simples!
Para mais informações basta clicar em FAQ.

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Ser vivo imortal!! Dá pra acreditar?
Ter Abr 27, 2010 6:55 pm por ysa

» Criaturas que não deveriam ser gigantes
Sex Abr 16, 2010 3:35 pm por ysa

» Imagens 3D de animais ainda no útero!
Sex Abr 16, 2010 3:32 pm por ysa

» Trabalho sobre Biotecnologia
Qui Abr 08, 2010 9:47 am por Professor Victor

» Trabalho de Biotecnologia
Qui Abr 08, 2010 9:24 am por Professor Victor

» Os incríveis macacos do nosso planeta!
Seg Jan 11, 2010 3:43 pm por ysa

» Superfície de contato
Sab Out 31, 2009 6:17 am por ysa

» Olha o estrago do álcool
Sab Out 31, 2009 6:08 am por ysa

» De quem será a Lua?
Sex Out 30, 2009 6:01 pm por ysa

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Extinções provocadas pelo Homem.

Ir em baixo

Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por Professor Victor em Seg Jul 06, 2009 8:21 am

Animais Extintos


Esta área foi criada com o intuito de apoiar a nossa área ecologia, demonstrando fatos concretos sobre a extinção das espécies promovida pelos "homens", mostrando que a extinção das espécies animais promovida pelos homens não é algo presente ou que ocorrerá num futuro próximo e sim algo que já vem ocorrendo a milhões de anos !!! E abaixo estão presentes uma breve descrição do histórico humano e uma tabela com as vítimas que se tornaram parte dessa "estória".
Desde o surgimento dos primeiros Hominídeos há 5 milhões de anos atrás, muitas espécies vem desaparecendo e com uma taxa crescente que acompanha a evolução humana, grande parte dessas espécies se extinguiram segundo fenômenos naturais, como competição entre espécies, evoluções adaptativas, grandes períodos de seca e de chuva, erupções vulcânicas, eras glaciais e a movimentação constante dos continentes ( deriva continental ). Porém a "outra grande" parte desses animais sofreram seu processo de extinção coincidentemente com a chegada dos hominídeos em seus territórios. No início esses hominídeos eram apenas mais uma espécie a lutar pela sobrevivência, mas no último milhão de anos aproximadamente, esses hominídeos atingiram um certo nível o qual já os distinguia das demais espécies, caçando os herbívoros indiscriminadamente e matando os carnívoros por competição ambiental, os hominídeos foram conquistando cada vez mais territórios e tornando-os "habitáveis", modificando a fauna e flora até então presentes nos locais, levando consigo suas próprias plantas, animais e doenças. Nos últimos milhares de anos o processo se intensificou, pois a tecnologia humana se tornava cada vez mais avançada e capaz de produzir destruições em massa de ecossistemas inteiros, com a utilização de queimadas para "preparar" ambientes, caçadas excessivas para estocar alimentos, construções de cidades, introdução de espécies agressivas a ambientes que lhe são estranhos, etc, e ultimamente após a revolução industrial, muitos animais vem se tornando produtos industrializados, troféus a serem exibidos em paredes e jóias.
Apesar de toda há área ocupada pelo homem e a consecutiva destruição promovida para essa ocupação, ainda hoje sobrevivem diversas espécies animais e vegetais, algumas datam de milhões de anos atrás e são conhecidas até como fósseis vivos, outras são resultado de recentes evoluções adaptativas e cabe a todos nós preservá-las para que não acabem aqui!!!


Dodô

O Dodô era uma ave a qual as asas haviam se atrofiado e sendo assim não podiam mais voar, que viveu há 200 anos no atual Holoceno atrás em pequenas ilhas do Oceano Indico, nas ilhas Maurício, Reunião e Rodrigues sendo que existiam cerca de 9 espécies diferentes, 3 espécies diferentes em cada ilha. As primeiras descrições dessas aves mostram-na como uma ave desajeitada e feia, que "mal podia arrastar-se pesada e desajeitadamente" e que "esta massa bizarra se sustenta mal sobre dois pés". A figura mais antiga de Dodô de que se conhece é de 1601, feita por De Bry, e representa um animal que fora levado vivo para a Holanda por Van Neck, explorador holandês que andou em regiões próximas as Ilhas Maurício no final do século XVI. Roelandt Savery pintou o Dodô várias vezes: Berlim, 1626; Viena, 1628; Haia; Estugarda e Londres (Zoological Society e British Museum), Oxford e Harlem. Na biblioteca do último imperador da Áustria, existe um desenho atribuído a Hoefnagel que se pensa datar de 1620, feito a partir de animais do aviário do imperador. Justamente pelo Dodô ter algumas dessas qualidades já mencionadas ( não poder voar, ser desajeitada e possuir grande quantidade de carne ) é que diversos marinheiros ao passarem próximos a essas ilhas abatiam diversos animais com o intuito de alimentarem e a matança chegou a tal ponto que a ave se tornou extinta no século XVIII. E essa tragédia não termina por ai, pois a extinção de uma espécie não se dá sem efeitos nocivos sobre outras espécies, como uma árvore chamada "Calvária", cujas sementes alimentavam o Dodô também está prestes a desaparecer. Sua semente só conseguia germinar depois que o Dodô se alimentasse de seu fruto e "gastasse" a casca grossa da semente. Hoje existem apenas 13 árvores de "Calvária" no mundo. As que ainda resistem têm mais de 300 anos de idade. Sem o Dodô, a Calvária está prestes a desaparecer para sempre.
Dados da Ave:
Nome: Dodô
Nome Científico: Raphus cucullatus
Época: Holoceno
Local onde viveu: Ilhas do Oceano Indico
Peso: Cerca de 23 quilos
Tamanho: 50 centímetros de altura
Alimentação: Herbívora


Tigre da Tasmânia

O Tigre da Tasmânia ou Lobo da Tasmânia ou Tilacino era um marsupial carnívoro que foi extinto há 67 anos atrás, viveu na Tasmânia, próximo a Austrália, no atual Holoceno, era do tamanho de um "grande cachorro" com uma "cabeça de raposa" e a partir do meio do corpo até a cauda apresentava listras iguais às dos tigres, sendo os machos pouco maiores que as fêmeas, estas as quais possuíam uma bolsa, que é característica dos marsupiais. O Tigre da Tasmânia era um caçador solitário, caçando às vezes em pares, seu método era escolher um animal, como um pequeno canguru e então segui-lo até cansá-lo, pulando então sobre ele e matando-o com suas fortes maxilas, as quais podiam atingir uma abertura angular de maxilares de 120 graus.
O Tigre da Tasmânia ganhou fama de assassino de gado e ovelhas, fato este que nunca foi comprovado, mas por causa desta fama tanto os criadores de ovelhas como o próprio governo ofereciam uma boa recompensa em dinheiro pela sua captura e então ele foi caçado impiedosamente de 1840-1909, espécimes vivos apanhados em armadilhas eram logo comprados por zoológicos no exterior, animais mortos eram "trocados" por recompensas financiadas pelo governo e somando com o fato de a população de Tigres da Tasmânia ter sido reduzida por uma séria doença desconhecida que devastou grande parte da vida selvagem da Tasmânia há muitos anos, sem dúvida o homem foi o maior responsável por sua dizimação. O Tigre da Tasmânia foi considerado oficialmente extinto quando o último espécime morreu em 7 de setembro de 1936, no zoológico de Hobart, Tasmânia, demonstrando a que ponto a irracionalidade humana pode chegar.

Dados do Mamífero:
Nome: Tigre da Tasmânia
Nome Científico: Thylacinus cynocephalus
Época: Holoceno
Local onde viveu: Tasmânia
Peso: Cerca de 40 quilos
Tamanho: 1,9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Vídeo: http://www.avph.com.br/video/tigredatasmania.wmv

É uma pena que o ser humano seja tão inconseqüente, agindo egoisticamente, destruindo tudo pelo seu caminho...
Como eu já disse pra muita gente, quando se procura acaba achando... Assim um dia o humano acaba achando o que tanto procura.
O FIM!

_________________
Caso tenha alguma dúvida post aqui:
http://cienciabarsanulfo.forumeiros.com/tire-suas-duvidas-f1/

avatar
Professor Victor
Admin

Mensagens : 246
Bônus horas : 27615
Data de inscrição : 04/03/2009
Idade : 31
Localização : Goiânia

http://cienciabarsanulfo.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por solange em Qua Jul 08, 2009 3:46 pm

E ISSO aii as pessoas nao tem consiencia...do qe ..elas estao fazendo com o mundo qe um dia deu tudo oqe eles queriao e esta dando mais nao sabe dar valor mas a minha parte eu garanto eu vo fazer....;] Sad
avatar
solange
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 184
Bônus horas : 27013
Data de inscrição : 16/04/2009
Idade : 22
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por cacalinda em Ter Ago 18, 2009 10:11 am

as pessoas não pensam antes de fazer.eu acho!porque como uma coisa dessa pode acontecer!os animais ficando em extincão e agente nem aí continua!mas eu só sei de uma coisa,eu estou fazendo a minha parte!!!!!!!!!!!!! Wink
avatar
cacalinda
Mundo Primitivo
Mundo Primitivo

Mensagens : 107
Bônus horas : 26870
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por Lala em Sab Set 05, 2009 10:03 pm

é isso ai gente !
cheers
vamos fazer do mundo, um lugar DIFERENTE Shocked
avatar
Lala
Mundo Primitivo
Mundo Primitivo

Mensagens : 109
Bônus horas : 25910
Data de inscrição : 20/08/2009
Idade : 22
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por ysa em Qui Set 10, 2009 1:51 pm

Olha pra mim o homem é animal +++ irracional... pq qual seria o ser vivo q maltrataria o seu próprio habitate ???
alem disso o homem vai ser extinto tbm e quando isso acontecer vai ser a melhor coisa p/ o planeta...mesmo sendo um espécie nova, já ficou tempo o suficiente p/ destruir e desequilibrar o meio ambiente...
avatar
ysa
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 258
Bônus horas : 27124
Data de inscrição : 09/04/2009
Idade : 23
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por ysa em Seg Set 28, 2009 10:06 am

a solange e cacalinda....as pessoas tem consiencia do q fazem sim...elas q nao querem ver o q estao causando...e é por isso q isso acontece
avatar
ysa
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 258
Bônus horas : 27124
Data de inscrição : 09/04/2009
Idade : 23
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por solange em Ter Set 29, 2009 10:28 am

e nao sei de dada mais!!!!!
avatar
solange
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 184
Bônus horas : 27013
Data de inscrição : 16/04/2009
Idade : 22
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por solange em Ter Set 29, 2009 10:30 am

e mais o povo tinha que ter mais consiencia do que estao fazendo!!
avatar
solange
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 184
Bônus horas : 27013
Data de inscrição : 16/04/2009
Idade : 22
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por Lucas em Ter Set 29, 2009 10:37 am

é verdade,
no futuro, provavelmente, os nossos filhos não vão ver bixos que existem hoje
avatar
Lucas
Mundo Primitivo
Mundo Primitivo

Mensagens : 105
Bônus horas : 26472
Data de inscrição : 14/06/2009
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por solange em Ter Set 29, 2009 10:38 am

e que coisa mais!!triste Sad
avatar
solange
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 184
Bônus horas : 27013
Data de inscrição : 16/04/2009
Idade : 22
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por Lucas em Ter Set 29, 2009 10:39 am

e também tem bichos que nossos pais viram e que hoje não estamos vendo por causa da extinção


Última edição por Lucas em Ter Set 29, 2009 11:09 am, editado 1 vez(es)
avatar
Lucas
Mundo Primitivo
Mundo Primitivo

Mensagens : 105
Bônus horas : 26472
Data de inscrição : 14/06/2009
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por solange em Ter Set 29, 2009 10:43 am

e msm!!vo fazer um pesquisa com esse tema!!e postar no forum!
avatar
solange
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 184
Bônus horas : 27013
Data de inscrição : 16/04/2009
Idade : 22
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por ysa em Sab Out 24, 2009 12:05 pm

e legal msm
avatar
ysa
Mundo Feliz
Mundo Feliz

Mensagens : 258
Bônus horas : 27124
Data de inscrição : 09/04/2009
Idade : 23
Localização : goiania

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Extinções provocadas pelo Homem.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum