Ciência e Evolução
Bem vindo ao mais novo fórum do Colégio Eurípedes Barsanulfo!
O fórum é um ambiente voltado aos alunos, professores, pais e todos aqueles que se propõe a fazer algo construtivo em relação a nossa escola!



Não perca mais tempo faça o cadastro e começe a participar! É bem simples!
Para mais informações basta clicar em FAQ.

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Ser vivo imortal!! Dá pra acreditar?
Ter Abr 27, 2010 6:55 pm por ysa

» Criaturas que não deveriam ser gigantes
Sex Abr 16, 2010 3:35 pm por ysa

» Imagens 3D de animais ainda no útero!
Sex Abr 16, 2010 3:32 pm por ysa

» Trabalho sobre Biotecnologia
Qui Abr 08, 2010 9:47 am por Professor Victor

» Trabalho de Biotecnologia
Qui Abr 08, 2010 9:24 am por Professor Victor

» Os incríveis macacos do nosso planeta!
Seg Jan 11, 2010 3:43 pm por ysa

» Superfície de contato
Sab Out 31, 2009 6:17 am por ysa

» Olha o estrago do álcool
Sab Out 31, 2009 6:08 am por ysa

» De quem será a Lua?
Sex Out 30, 2009 6:01 pm por ysa

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Fotossínteses

Ir em baixo

Fotossínteses

Mensagem por Professor Victor em Seg Jun 08, 2009 11:13 am

A Fotossíntese e a sua Importância
A fotossíntese significa etimologicamente síntese pela luz. Excetuando as formas de energia nuclear, todas as outras formas de energia utilizadas pelo homem moderno provêem do sol. A fotossíntese pode ser considerada como um dos processos biológicos mais importantes na Terra. Por liberar oxigênio e consumir dióxido de carbono, a fotossíntese transformou o mundo no ambiente habitável que conhecemos hoje. De uma forma direta ou indireta, a fotossíntese supre todas as nossas necessidades alimentares e nos fornece um sem-número de fibras e materiais de construção. A energia armazenada no petróleo, gás natural, carvão e lenha, que são utilizados como combustíveis em várias partes do mundo, vieram a partir do sol via fotossíntese. Assim sendo, a pesquisa científica da fotossíntese possui uma importância vital. Se pudermos entender e controlar o processo fotossintético, nós saberemos como aumentar a produtividade de alimentos, fibras, madeira e combustível, além de aproveitar melhor as áreas cultiváveis. Os segredos da coleta de energia pelas plantas podem ser adaptados aos sistemas humanos para fornecer modos eficientes de aproveitamento da energia solar. Essas mesmas tecnologias podem auxiliar-nos a desenvolver novos computadores mais rápidos e compactos, ou ainda, a desenvolver novos medicamentos. Uma vez que a fotossíntese afeta a composição atmosférica, o seu entendimento é essencial para compreendermos como o ciclo do CO2 e outros gases, que causam o efeito estufa, afetam o clima global do planeta. Veremos logo abaixo como a pesquisa científica em fotossíntese é importante para a manutenção e elevação da nossa qualidade de vida.

Fotossíntese e o Alimento
Todas as nossas necessidades energéticas nos são fornecidas pelos vegetais, seja diretamente, ou através dos animais herbívoros. Os vegetais por sua vez, obtém a energia para sintetizar os alimentos via fotossíntese. Embora as plantas retiram do solo e do ar a matéria-prima necessária para a fotossíntese, a energia necessária para a realização do processo é fornecida pela luz solar. Entretanto, a luz solar per si não é uma energia muito útil, visto que ela não gera trabalho, isto é, não podemos mover motores utilizando a luz como tal (pelo menos com a atual tecnologia e aqui na Terra); além disso, ela não pode ser armazenada. Para ser plenamente utilizada, a energia solar deve ser convertida em outras formas de energia. E é exatamente isso que ocorre na fotossíntese, as plantas convertem a energia solar em formas de energia que podem ser armazenadas e utilizadas posteriormente.
Um dos processos mais importantes da fotossíntese é a utilização da energia solar para converter o dióxido de carbono atmosférico em carboidratos, cujo subproduto é o oxigênio. Posteriormente, se a planta assim o necessitar, ela pode utilizar a energia armazenada nos carboidratos para sintetizar outras moléculas. Nós fazemos o mesmo, todas as vezes que comemos, parte do alimento é oxidado a gás carbônico e água para aproveitar a energia armazenada nos alimentos. Isso ocorre durante a respiração. Assim, se não há fotossíntese, não há alimento para a grande maioria das formas de vida heterotróficas.
Entretanto, a pesquisa científica em fotossíntese, mostrou-nos que o processo fotossintético é relativamente ineficiente. Por exemplo, a eficiência de ganho de carbono em um campo de milho durante a época de crescimento é apenas de 1 a 2 % da energia solar incidente. Nos campos não cultivados, a eficiência é de apenas 0,2 %. A cana-de-açúcar possui uma eficiência de 8 %. A maior fonte de perda da energia solar pelos vegetais é a fotorrespiração. Se pudermos entender a fotossíntese, poderemos alterá-la através das modernas técnicas de biologia molecular, tornando as plantas mais eficientes, aumentando assim a sua produtividade. Poderemos ainda desenvolver hebicidas específicos para as chamadas "ervas daninhas", mas que sejam inócuos para a vida animal e para o vegetal que desejamos cultivar.

Ciclo de conversão de energia na biosfera


Vídeo: